Quarta-feira, 28 de janeiro de 2009


 

 
Desenvolvido por
Impressão Digital
Créditos
    
Artigos

Sildenafil reduz efeito adverso sexual feminino dos antidepressivos


O tratamento com sildenafil reduz a disfunção sexual feminina associada ao tratamento antidepressivo, conclui um estudo prospectivo e randomizado publicado na última edição do Journal of the American Medical Association.

“A disfunção sexual é um efeito adverso comum, que freqüentemente leva à interrupção precoce do tratamento antidepressivo”, escreve o primeiro autor do artigo, George Nurnberg, da Universidade do Novo México, em Albuquerque, nos EUA.

Participaram do ensaio 98 mulheres que estavam sendo tratadas com inibidores seletivos e não seletivos da serotonina havia pelo menos oito semanas. Todas apresentavam disfunção sexual por pelo menos quatro semanas (principalmente redução da libido e distúrbios relacionados ao orgasmo e à lubrificação vaginal).

As mulheres tinham entre 18 e 50 anos de idade (média de 37 anos). Todas estava satisfeitas com seus hábitos sexuais antes do tratamento antidepressivo. Elas estavam motivadas a manter atividades sexuais pelo menos uma vez por semana durante o estudo.

Elas foram randomizadas para tratamento com placebo ou sildenafil (50 mg a 100 mg) uma a duas horas antes da atividade sexual, no máximo uma vez ao dia.

Depois de oito semanas, as mulheres tratadas com sildenafil apresentaram uma redução de 4,8 para 2,8 pontos em uma escala de sete pontos para avaliar funções sexuais (Clinical Global Impression-sexual function). A redução no grupo-controle foi de 4,7 para 3,6 pontos.

O efeito adverso mais freqüente foi cefaléia (43% no grupo experimental vs. 27% no grupo controle).

Os autores advertem, porém, que os resultados podem não ser generalizáveis, uma vez que as participantes do estudo atendiam a uma séria de critérios de inclusão – entre eles o de estar muito motivada a manter atividade sexual apesar da redução da libido.

Nurnberg HG, Hensley PL, Heiman JR et al. Sildenafil Treatment of Women With Antidepressant-Associated Sexual Dysfunction. JAMA 2008;300:395-404.