Quarta-feira, 28 de janeiro de 2009


 

 
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Orientação do paciente antes da consulta tem efeito limitado


Orientar o paciente sobre seus sintomas e motivá-lo a fazer perguntas ao médico antes da consulta têm um efeito limitado e afeta pouco sua satisfação com a consulta, conclui uma metanálise publicada semana passada no BMJ.

O primeiro autor, Paul Kinnersley, da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, identificou 33 ensaios clínicos randomizados que testaram diferentes intervenções antes da consulta médica. Todas as intervenções tinham o objetivo de auxiliar o paciente a formular perguntas e a coletar informações sobre sua condição. As intervenções incluíram o uso de material impresso, orientação pessoal, programas de computador e vídeos.

Os ensaios incluíram um total de 8.244 pacientes. As metanálises realizadas identificaram um efeito limitado, mas estatisticamente significante, na quantidade de perguntas realizadas pelos pacientes (diferença média padronizada de 0,27) e na satisfação dos pacientes (diferença média padronizada de 0,09).

Não foram encontrados efeitos com significância estatística na duração da consulta, no conhecimento adquirido pelo paciente durante a consulta ou na ansiedade dos pacientes antes ou depois da consulta.

Também não houve diferenças entre as intervenções que empregaram material impresso e as que empregaram orientação personalizada. Intervenções que incluíram um treinamento dos médicos não tiveram resultados melhores do que as que se basearam apenas nos pacientes.

De acordo com a editorialista Elizabeth Murray, da University College London, a complexidade das necessidades dos pacientes pode explicar a falta de efeito de intervenções simples, como a utilização de material impresso antes da consulta.

Segundo ela, intervenções específicas podem ser eficazes para determinadas condições, como técnicas de terapia cognitivo-comportamental em pacientes com queixa de cefaléia ou de ansiedade. “Mas ainda é necessário realizar mais pesquisas para identificar quais intervenções funcionam para as diferentes condições”, conclui.

Kinnersley P, Edwards A, Hood K et al. Interventions before consultations to help patients address their information needs by encouraging question asking. BMJ 2008;337:a485.