Quarta-feira, 28 de janeiro de 2009


 

 
Desenvolvido por
Impressão Digital
Créditos
    
Artigos

Ciclosporina reduz tamanho do infarto


Uma única dose de ciclosporina endovenosa imediatamente antes da intervenção coronariana percutânea em pacientes que sofreram infarto com elevação do segmento ST reduz o tamanho do infarto após cinco dias, conclui um ensaio clínico randomizado e controlado por placebo publicado na última edição do New England Journal of Medicine.

De acordo com o primeiro autor do artigo, Christophe Piot, do Hospital Arnaud de Villeneuve, em Montpellier, na França, o estresse metabólico associado às intervenções coronarianas está associado à disfunção da membrana mitocondrial, que por sua vez leva à morte celular. A ciclosporina, um imunossupressor, é capaz de estabilizar a membrana mitocondrial.

Participaram do estudo-piloto 58 pacientes com infarto do miocárdio com supradesnivelamento do segmento ST. Eles tinham em média 58 anos e 80% eram homens.

Os pacientes foram randomizados para receber placebo ou 2,5 mg de ciclosporina endovenosa em bolo imediatamente antes da intervenção coronariana.

Após três dias, os pacientes tratados com ciclosporina apresentavam concentrações de creatina quinase 40% mais baixas do que os que receberam placebo. Entretanto, não houve diferença nas concentrações de troponina.

Imagens de ressonância magnética (disponíveis em 27 dos pacientes) mostraram que, após cinco dias, o tamanho absoluto do infarto era 20% menor no grupo tratado com ciclosporina.

Não houve efeitos adversos relacionados ao tratamento experimental.

Para o editorialista Derek Hausenloy, do University College London, a lesão miocárdica associada à reperfusão abrupta que ocorre nas intervenções coronarianas é responsável por metade do tamanho final do infarto. Os resultados do estudo sugerem que a membrana mitocondrial “é uma nova meta para proteger o coração desse tipo de lesão e para reduzir o tamanho do infarto após uma intervenção coronariana”, conclui.

Piot C, Croisille P, Staat P et al. Effect of Cyclosporine on Reperfusion Injury in Acute Myocardial Infarction. N Engl J Med 2008;359:473-81.